Ilhas Paklinski Hvar Croácia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

Esse passeio é famoso, porque a gente aluga um barco de pescadores e pilota (nós mesmos!!!) sem nunca ter feito isso antes na vida! hahahaha É incrível!

Estando na Ilha de Hvar na Croácia, a gente não pode perder esse passeio de barco pelas Ilhas Paklinski. Os barcos saem do porto da cidade de Hvar.

Reserve um dia inteiro para fazer esse passeio. 

Quero aproveitar a oportunidade para dizer que esse passeio foi uma das melhores coisas que eu já fiz na vida! Nunca vou esquecer.

As Ilhas Paklinski são essas ilhotas que ficam bem à frente da cidade de Hvar. Nessa foto abaixo, dá pra vê-las direitinho. Olhando assim parece que são perto, mas de barquinho... é uma eternidade pra chegar até elas kkkkk.

Aqui na Croácia tem essa coisa SENSACIONAL que é pilotar um barco sem nunca ter feito isso antes

Na Praça Principal da cidade de Hvar, ficam milhares de vendedores oferecendo passeios ou aluguel de barco. É possível alugar barcos de todos os tamanhos, só depende de quanto vc queira gastar. Em média, um barquinho simples custa uns 90 dólares para usar o dia todo. Mas se o turista não quiser encarar essa aventura por conta própria, também há taxi-boats que levam aos lugares mais próximos.

Alugamos um barco, com um motor mais potente do que o barquinho mais simples. Foi um pouco mais caro, mas valeu à pena porque o motor é mais rápido.

Vários barquinhos são alugados para os turistas, e não precisa nem de licença para pilotar! 

O dono entra no barco com a gente, dá uma volta breve, explica como ir pra frente, pra trás e como fazer curva. Ele mostra com a mão mais ou menos a direção que a gente tem que ir (não dá um mapa nem nada!) e passa o número do celular dele pra gente ligar se precisar de socorro... e pronto! Hahahaha! Uma aula de 10 minutos apenas acredita?! 

Depois, ele dirige de volta para o porto, desce do barco..... e o resto é com a gente!!!!!

Passeio pelas Ilhas Paklinski Hvar Croácia, pilote um barco você mesmo. Blog da Ana Cassiano Histórias de Viagens com a família pelo mundo.

Você pode se perguntar, "E se o turista roubar o barco?"

Como roubar um barco sem saber pilotar direito, sem ter noção de navegação, muito menos de direção, e com um tanque de combustível limitado? hahahaha Não dá pra ir muito longe né! A gasolina é a conta certa pra ir, rodar as ilhas, e voltar. E além disso, os barcos devem ter rastreador, claro.

E o perigo?

Deus ajuda! hahahaha. O fato é que vários turistas alugam seus barquinhos diariamente, e não se tem registros de que algo tenha dado errado até hoje. Então a coisa funciona.

E assim, nosso passeio começa, e a cidade de Hvar vai ficando para trás.

DICA IMPORTANTE: Como é um passeio de um dia inteiro, leve comida e bebida no barco. Nós tínhamos até uma geladeirinha portátil. Enchi de bebidas, frutas e sanduíches. Ahhhh, e levei também uma caixinha de som pra deixar uma musiquinha tocando baixinho. Foi perfeito! 

Como eu já disse, parece perto, mas a gente gasta uma eternidade pra chegar na primeira ilha kkkkk. Fiquei imaginando a situação de quem aluga um barquinho menos potente rs. 

O dono do barco nos deu uma aula de localização, mas eu levei comigo um mapa pra gente ter noção da posição. Mas gente, é uma loucura! São muitas ilhotas!!! Olha o mapa pra vc ver hahahahaha! É bom ter um mapa porque o GPS do celular falha muito na região.

Navegamos bordeando as ilhas e ancorávamos onde achávamos mais bonito. É cada lugar azul turquesa que chega a arder os olhos!

Eu peguei esse mapa em um blog que vi no Google e gostei muito. Tenho até que pegar o nome desse blog pra deixar os créditos aqui. No mapa estão marcados os lugares mais interessantes onde se deve ir com o barco: 

Saindo de Hvar, a ilha mais próxima é de nudismo, hahahahaha. Se não for do seu interesse, passe direto, aloka. 

Os dois círculos amarelos menores no mapa, são as praias que mais gostei, perfeitas para ancorar o barco e ficar nadando e tomando sol por horas. São as praias de Borovac que ficam na ilhota de Zdrilca

A gente pode deixar o barco ancorado e ir nadando até os bares e lojinhas que ficam na orla.

E nos dois círculos amarelos maiores do mapa, fica a Palmizana Beach, uma delícia também. 

Ela tem um trecho de areia que liga os dois lados da praia. Tem gente que ancora o barco de um lado e atravessa à pé para o outro. Tem muitos restaurantes badaladinhos entre as duas praias, que espalham puffs no chão e tocam música tipo lounge. É um lugar muito gostoso realmente. Vi muita gente chegando de taxi-boat também.

Aqui na Palmizana Beach, de um lado fica a marina, e do outro, os restaurantes. 

Assista ao vídeo abaixo:

 

E no final do dia, depois dessa experiência inesquecível, voltamos de novo para a cidade de Hvar. Vários turistas alugam seus barquinhos diariamente, saem quase todos juntos, e no final do dia, voltam todos juntos também. É até bonito de se ver, aquele monte de barquinhos voltando para o porto ao mesmo tempo.

Como eu já disse, eu nunca vou me esquecer desse dia!

Esse post faz parte de uma série que escrevi sobre a viagem de 11 dias que fiz na Croácia com minha família, quando alugamos um carro na capital Zagreb que fica no norte, e descemos pela costa até Dubrovnik extremo sul do país, passando por várias cidades: ZagrebZadarSplitHvarStari Grad e Dubrovnik. Conto tudo aqui no blog.

 

Leia também:

Ilha de Hvar

Curiosidades sobre a Croácia

Características das Praias da Croácia

Nossa viagem completa pela Croácia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.