Beco do Batman - São Paulo
A arte de rua transformando os espaços públicos!
O Beco do Batman é o endereço do grafite em São Paulo. É uma galeria da arte urbana à céu aberto. Um espaço que já funciona há mais de 30 anos no bairro da Vila Madalena, região descolada de São Paulo, na zona oeste.
Guia de Turismo: Daphinie Angourakis (Insta @daphnieguia)
O Beco do Batman é uma viela que começa na Rua Harmonia Nº 48 e se extende por 160 metros até se encontrar com a Rua Medeiros de Albuquerque e com a Rua Gonçalo Afonso. Nela não passa carros, só pedestres mesmo.
Guia de Turismo: Eliane Gois Mota (Insta @guiaelianemota)
A rua tem esse nome porque nos anos 80 um desenho do Batman apareceu do nada, pintado em um muro da pequena rua. A partir daí, o nome pegou e o lugar se tornou tela para artistas da arte urbana em São Paulo.
O lugar, que antigamente era bem largado, passou por uma transformação artística com a presença de vários grafiteiros pintando nos muros das casas.
Esse já foi um assunto controverso, porque gerou bastante briga e discurssão entre moradores. Eles reclamavam do movivento excessivo de turistas, barulho e baderna. E eles não deixam de ter razão. Mas já houveram várias reuniões de moradores do bairro com a prefeitura regional, que criou leis de silêncio e convivência. Assim, chegaram em um consenso e a galeria de arte à céu aberto prevalece até hoje.
Os muros são disputadíssimos e os artistas têm um código de honra entre si: não pintar por cima do grafite de ninguém. Para isso funcionar bem, de tempos em tempos, os grafites são trocados (com o consentimento do artista anterior) e novos desenhos vão surgindo. Isso significa que se você voltar lá depois de 1 ano, tudo pode estar diferente.
Ficam muitas pessoas tirando selfies com os grafites ao fundo. Eles são realmente sensacionais. São provocativos, sempre dão ênfase a algum problema social ou fazem uma crítica política, mesmo que disfarçada. Mas arte de rua é isso minha gente!! Transmite o sentimento do povo. É uma manifestação artística e política.
Cada artista que assina um mural tem uma identidade própria. A gente olha e já identifica quem o pintou. É o caso de Bueno Caos, com o seu “Pelé Beijoqueiro”. Bueno usa a técnica de Lambe Lambe (colagem) e tem trabalhos espalhados por toda São Paulo. Em cada lugar o Pelé está beijando uma personalidade diferente. E aqui no Beco do Batman, lógico, ele beija o Batman.
Esse grafite é de Rafael Sliks. Observe que ele camufla postes, lixeiras e os portões das casas.
Esse pavão maravilhoso é obra de Envio.
Todo o arredor do Beco do Batman está contaminado por esse divertido espírito artístico. O comércio também entra no clima, e muitas lojas, restaurantes e cafés têm a fachada grafitada.
Logo ali perto, na Rua Medeiros de Albuquerque 270, fica a Escadaria do Patapio. A exemplo do beco do Batman este também é um local onde a arte está estampada, decorando os degraus da escada com azulejos pintados à mão, formando desenhos lindos.
A escadaria foi inaugurada em 2015 como forma de revitalização do espaço. Fica entre as ruas Patápio Silva e Medeiros de Albuquerque. Patápio Silva foi músico, compositor e flautista de choro e erudito. É considerado um dos maiores flautistas da história. Nasceu no Rio de Janeiro em 1880 mas fez sucesso mesmo em São Paulo onde se apresentava e decidiu morar.
Nessa mesma esquina fica o Armazém, um galpão com feirinha, música ao vivo e comidinhas gostosas pra gente se deliciar. É um espaço alternativo e bem interessante, que reflete fielmente a vibe da Vila Madalena.
Escadaria das Bailarinas
Dentro desse mesmo tema, arte de rua transformando espaços públicos, tem também a Escadaria das Bailarinas. Ela fica à 2 Km do Beco do Batman. Essa escadaria tem uma história muito legal.
Para ler sobre a Escadaria das Bailarinas clique AQUI
Zezão Grafiteiro
Conheça outro grafiteiro de São Paulo com sucesso reconhecido mundialmente. Tenho certeza que você vai amar o trabalho do Zezão. Ele transforma os esgotos e áreas degradadas das grandes cidades em arte.
Para ler sobre o Zezão Grafiteiro clique AQUI
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.