Córdoba, Granada e Málaga - Andaluzia Espanha
Agora vou falar de Córdoba, outra linda e importante cidade da Andaluzia.
Para vc ter noção da beleza de Córdoba, ela é chamada de "Esplendor das Arábias". É a mais Moura das cidades da Andaluzia. Mas apenas um dia de visita já é suficiente para conhecer o que a cidade tem para oferecer, porque ela é pequena.
Seu símbolo máximo é a Grande Mesquita, considerada uma das mais belas construções já feitas pelo homem em todos os tempos! Mas a beleza maior está lá dentro.
Lá dentro a história se repete: com a derrota dos Mouros, os cristãos acharam por bem construir uma catedral gótica bem no meio de uma mesquita. Resultado: um deslumbrante labirinto de colunas e arcos árabes bicolores de cair o queixooooooo!!! Visite a Grande Mesquita de Córdoba e você terá uma experiência inesquecível, eu garanto!
Veja abaixo, o altar católico construído bem no meio da mesquita muçulmana!
Foto da Internet.
Agora vou mostrar um pouco da Grande Mesquita por fora:
Uma coisa que tive sorte em Córdoba foi de ouvir o relógio da catedral tocando música flamenca ao invés de sinos. Fiquei encantada. Espero que vc tenha a mesma sorte!
Um costume espanhol - que é difícil de se acostumar - é a hora da sesta! O comércio se dá ao luxo de fechar no horário do almoço e só reabre mais tarde. Então conte com isso e se programe!
Deixa eu falar um pouco da moda. Na Andaluzia a moda é romântica, cheia de babados, cores vivas, saias e vestidos bem femininos e decotes majestosos. Adorei! Os acessórios säo mais lindos ainda! Brincos grandes, leques, xales com franjas longas, mantinhas (lenço de renda no cabelo) e muitas flores. Parece coisa de filme, mas as mulheres usam mesmo, no dia à dia. É lindo! Comprei um "garfo" de cabelo para mim!
Encontramos lojas que vendem trajes típicos por toda parte na Andaluzia.
Granada
Granada é outra cidade considerada uma obra-prima da fusão entre as raízes árabes e européias. Seus principais bairros estão fincados em três colinas vizinhas. Na principal delas fica a Alhambra, um dos Patrimônios da Humanidade mais visitados do mundo.
A Alhambra é uma fortaleza construída pelos califas de acordo com o que eles imaginavam ser o paraíso da vida após a morte.
Nas proximidade de Granada, fica o antigo bairro mouro, o Albacín. Tudo de bom! Um labirinto de ruelas medievais com casinhas brancas, com todo o agito de turistas, lojinhas, bares e restaurantes, muitos deles tem terraços com vista para Alhambra. Sentar numa mesa e apreciar o monumento no final da tarde é programa obrigatório.
E como se não bastasse tudo isso, para completar a visão do paraíso, é possível ver ao longe os picos da Serra Nevada. E dá-lhe mais Sangria!
A marca registrada de Granada contemporânea é a "hora do bottellón", o hábito dos jovens de levar garrafas de bebidas alcoólicas compradas no supermercado para a rua e beber ali mesmo, para depois, já calibrado, ir para uma danceteria.
A história de Alhambra se interliga à da Capela Real, onde estão enterrados reis católicos. Em frente à capela está a catedral, que é a construção renascentiasta mais relevante do país.
E fora do circuito turístico da cidade, tem o Sacromonte, o bairro cigano por excelência. Lá se encontram as casas-cavernas onde eles viviam e que ainda hoje conservam o seu aspecto original. Suas casas funcionam como tablados de flamenco.
Estando em Granada, não deixe de visitar também o Palacio de La Madraza. Outra relíquia Moura, que era originalmente uma universidade árabe.
Palacio de La Madraza (Granada).
Málaga
Málaga é outra charmosa cidade do Sul da Espanha. É a segunda maior cidade da Andaluzia. Cresceu bastante no século 19 quando o vinho doce produzido lá se tornou uma bebida muito apreciada em toda Europa.
Pablo Picasso nasceu em Málaga, e a casa onde o pintor cresceu hoje abriga a Fundação que leva o seu nome.
A Catedral de Málaga tem uma fachada incomum, e é datada do ano de 1588. Fica sufocada bem no meio dos prédios, mas por dentro é maravilhosa! Veja nas fotos:
Foto da Internet.
Catedral de Málaga.
A Fortaleza Alcazaba é outra linda construção que vale à pena visitar em Málaga. Os árabes construíram esse palácio cheio de arcadas, trabalhos com azulejos e caligrafia ornamental.
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.