Embu das Artes SP
- Praça das Artes
- Museu de Arte Sacra
- Capela de São Lázaro
- Viela das Lavadeiras
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Embu das Artes é um município da região metropolitana de São Paulo, na região de Itapecerica da Serra. Fica a 30 Km da capital. É um ótimo passeio Bate-Volta de 1 dia.
“Embu" é uma palavra indígena que significa “aldeia de jesuítas.” Jesuítas eram padres que catequizavam e educavam os índios no Brasil até o século 17.
A região de Embu das Artes era originalmente habitada por povos indígenas das etnias tupiniquins e guaranis e o surgimento da cidade está intimamente relacionada à catequese indígena.
Na segunda metade do século 17, sítios começaram a se formar na região do município, com plantações de mandioca, legumes e algodão. Em 1624 muitas dessas terras foram doadas para os padres jesuítas.
Em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, mas deixaram em Embu das Artes construções e um conjunto arquitetônico de grande valor histórico.
O município começa a ganhar destaque na década de 1960, quando vários artistas, entre pintores, escultores, músicos e cantores, acabam encontrado no município de Embu o local perfeito para praticar sua arte.
A ligação de Embu com a arte se inicia por volta da década de 30 com o renomado e premiado artista Cássio M’Boy que residia na cidade.
Quando Embu começou a ficar famosa por causa dos artistas, ela mudou de nome, e passou a se chamar oficialmente "Embu das Artes" em 2011.
No Centro Histórico, encontra-se grande quantidade de galerias de arte, lojas de móveis rústicos e lojas de artesanato. Também tem vários restaurantes de comida típica e também culinária internacional.
Praça das Artes
A Praça das Artes fica no Largo 21 de Abril, bem no centro de Embu, onde tem um charmoso coreto.
Na Praça das Artes é onde acontece a Feirinha de Artesanatos nos finais de semana. A famosa Feira de Artesanatos de Embu atrai muitos turistas. A cidade fica cheia com as ruas todas tomadas. A feirinha acontece em todos os finais de semana desde 1969.
Horário: Sábado, Domingos e Feriados das 11h às 18h.
O Centro Cultural Mestre Assis do Embu fica na Praça das Artes. O espaço onde se localiza o Centro Cultural é o histórico prédio da antiga Prefeitura.
O centro cultural conta com um acervo sobre a história da cidade. Lá acontecem exposições temporárias e apresentações artísticas com entrada gratuita.
Museu de Arte Sacra
O Museu fica no Largo dos Jesuítas. Esse é o Marco Zero de Embu das Artes, onde a cidade foi fundada.
O complexo é formado pela antiga igreja e pela antiga residência dos padres, conjugadas numa mesma edificação.
Trata-se de uma das mais importantes construções jesuítas em São Paulo, caracterizadas pela simplicidade das linhas retas. Sua arquitetura apresenta características do estilo barroco paulista.
A aldeia de M' boy que em tupi-guarani significa "cobra grande" surgiu em 1555. Em 1624 , o bandeirante Fernão Dias e sua esposa Catarina doaram suas terras aos jesuítas da Companhia de Jesus com a condição de estabelecerem a devoção à Nossa Senhora do Rosario.
A igreja começou a ser construída por volta de 1700 pelo Padre Belchior de Pontes.
O acervo do museu é rico em imagens de anjos, santos e personagens bíblicos, quase todos entalhados em madeira, modelados em terracota ou em armações em roca, produzidas entre os séculos 17 e 19. A maioria das obras foram esculpidas pelos jesuítas e índios.
O museu foi a primeira construção arquitetônica tombada pelo Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo, e aconteceu no ano de 1938.
Capela de São Lázaro
Rua da Matriz, 111.
Construída em 1934, essa a pequena capela tem uma arquitetura que remete aos prédios jesuítas de Embu e abriga uma imagem de São Lázaro no seu interior, esculpida em madeira pelo artista Cássio M'Boy nos anos 1920. A imagem atraiu grande número de devotos.
A capela costuma não estar aberta, mas vale a pena passar para conferir a arquitetura externa, que é linda. Fica numa pracinha bem agradável, com bastante sombra e bancos para descansar.
Viela das Lavadeiras
É um ponto de passagem entre a Rua Siqueira Campos e a Rua Nossa Senhora do Rosário.
Antigamente, a viela era usada como passagem pelas mulheres que iam lavar suas roupas no rio, por isso tem esse nome.
A Viela das Lavadeiras é puro charme, com seus postes antigos e grafites que enchem de cor as paredes.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
A Paróquia fica na esquina da Rua da Matriz com Rua Domingos de Pascoal.
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.