Esslingen Am Neckar - Alemanha

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

 

  • Esslingen é uma das cidadezinhas mais bonitas do estado de Baden-Württemberg, localizada no sul da Alemanha. Esslingen fica bem perto de Stuttgart, a apenas 17 quilômetros (cerca de 24 minutos de carro ou 12 minutos de trem). É um ótimo passeio bate-volta de 1 dia para se fazer partindo de Stuttgart.

  • A cidade é cortada pelo Rio Neckar, por isso se chama Esslingen Am Neckar.

  • Esslingen é uma das poucas cidades na Alemanha que não sofreu com os bombardeios da segunda guerra mundial. Por isso, a gente caminha pela cidade e encontra construções originais de mais de 1200 anos!

  • A região é famosa pelas suas colinas de vinhedos. A cidade tem uma longa história com a produção e comercialização de vinhos, desde 1486. Durante o verão, os produtores organizam diversos eventos para que os visitantes possam desfrutar dos vinhos produzidos em Esslingen.

 Meu filho mora em Stuttgart, bem pertinho de Esslingen.

  • Estando em Esslingen, não deixe de fazer um passeio caminhando pelos vinhedos com essa vista incrível da cidade. A Neckarhaldentor é essa torre (foto abaixo) com um portão de entrada que remonta ao século 14. Ela fazia parte da muralha que cercava a cidade na Idade Média.

  • Uma das coisas mais charmosas da cidade são suas casas em estilo enxaimel. Em Esslingen fica a casa enxaimel mais antiga da Alemanha, construída na Idade Média, no ano de 1261!

  • Esslingen também se destaca na economia, principalmente do ramo de automóveis, de alta tecnologia, indústria de máquinas de alta precisão e indústria óptica. Diversas empresas estão sediadas na cidade.

 

Como Chegar

Eu fui de Stuttgart à Esslingen de trem. Foi rápido, fácil e barato. Saí da Bahnhof (estação central) de Stuttgart e desci na Bahnhof de Esslingen. Dali mesmo, já comecei meu passeio.

 Bahnhof de Esslingen (estação de trem).

 

 Praça em frente à Bahnhof.

 

Rua Bahnhof Straße.

 

 Seguindo pela rua Bahnhof Straße, a gente chega no primeiro ponto turístico, a torre Schelztorturm.

 

 Prédio da FLO Schwesterherz, padaria e cafeteria (Bahnhofstraße 28).

 

Torre Schelztorturm

A Torre Schelztorturm é um grande símbolo de Esslingen. É datada do século 13 e faz parte das fortificações que protegiam a cidade na Idade Média. A torre possui um portão, que permitia o acesso das pessoas à cidade. 

O nome Schelztorturm remonta a família Schelz que administrava uma fazenda perto da torre. 

No século 19, Esslingen começou a crescer e uma grande parte da muralha que cercava a cidade foi demolida. Mas a torre Schelztorturm (e outras 3) permaneceu de pé. **As outras três torres são Neckarhaldentor, Pliensauturm e Wolfstor. 

Para preencher o meio da estrutura de pedras, foi criado um muro em enxaimel. 

 Na loja construída no portão da torre hoje em dia funciona uma sorveteria. 

 

 O lugar onde a torre fica é muito agradável. No verão é cheio de vida e de gente bonita!

 

Nos anos 80, o artista Hubert von der Goltz criou a escultura chamada “arrived", um homem que parece estar se equilibrando na lança que atravessa a torre.

 

Ponte Agnesbrücke

Esse é o ponto para se tirar a famosa foto dos cartões postais de Esslingen, com as torres da igreja St. Dionys ao fundo.

Agnesbrücke (Ponte de Santa Inês) foi construída em 1893 pela empresa de estruturas metálicas Maschinenfabrik Esslingen, com o projeto de Julius Kübler. O histórico corrimão de ferro fundido foi fornecido pela Maschinenfabrik Fritz Müller. 

A bela ponte de ferro tem arco central único. A ponte atravessa o canal do rio Neckar, que flui através do centro da cidade. 

Desde o início, a ponte era destinada a veículos e pedestres. É uma ligação entre a Bahnhofstraße e a Abt-Fulrad-Straße, que leva à praça do mercado e, portanto, liga a estação de trem ao centro histórico da cidade. 

 Meu filho escorado no belo e histórico corrimão de ferro fundido. E ao fundo, na ilha formada pelo canal do rio Neckar, o restaurante Bongusto.

 

 Logo que a gente atravessa a ponte Agnesbrücke, indo em direção à Praça do Mercado, a gente avista o Burg de Esslingen lá em cima da colina.

 

Marktplatz

 A praça do mercado é onde acontecem as feiras livres aos sábados.

A praça do mercado é a única praça do centro antigo de Esslingen que não é original da Idade Média. A praça original ficava na frente da Antiga Prefeitura (vou mostrar mais a frente nesse post). 

Essa praça aqui foi construída em 1811 por causa do primeiro hospital da cidade, o Katharinenspital (a casa amarela marcada na foto). Depois disso, a praça foi chamada de Spitalplatz por muito tempo, e só depois, recebeu o nome de Marktplatz.

Hoje, na casa amarela onde era o hospital, funciona o Kielmeyers Besen, um hotel com restaurante no térreo. 

Essa praça do mercado é o lugar onde acontecem as festas da cidade, como a Bürgerfest, o Festival da Cebola, o Mercado Medieval de Esslingen e o Mercado de Natal.

 

Adega Kessler e seu famoso Espumante

Kessler Sekt é uma adega de espumantes fundada em 1826, tornando-se a mais antiga produtora de espumantes da Alemanha. A produção anual é de cerca de 1,6 milhão de garrafas (0,75 l). 

O espumante Kessler é produzido com o mesmo processo de produção clássico desenvolvido em Champagne na França. Os vinhos amadurecem nas adegas abobadadas medievais da Casa Kessler, que fica na praça do mercado de Esslingen, onde podemos comprar taças do espumante e tomar ali mesmo, principalmente durante o verão.

 Adega da Kessler, na Marktplatz.

 

 Mesinhas da adega em frente à catedral de São Dionísio.

 

 Edifício histórico da Kessler: Praça Georg-Christian-von-Kessler-Platz 12-16

 Praça Georg-Christian-von-Kessler.

 

A marca registrada da Kessler são dois pequenos garçons que correm com um balde de champanhe nas mãos. O logo foi desenhado em 1904 pelo artista gráfico Josef Benedikt Engl. Até hoje, essa é a marca registrada da Kessler.

 

Igrejas do Centro Histórico

 As principais igrejas ficam ao redor da Marktplatz.

mosteiro católico de São Paulo é um edifício gótico do século 13. 

Frauenkirche é uma igreja gótica muito bonita, grande e impressionante. Foi construída entre 1325 e 1560 junto à muralha que cercava a cidade no período medieval. A igreja possui belíssimos vitrais em seu interior, e uma torre de 72 metros de altura (que infelizmente não é possível subir até seu topo).

A catedral St. Dionys é uma igreja protestante construída no século 14 e se destaca na paisagem da cidade por causa das suas duas impressionantes torres. Elas são assimétricas e interligadas por uma passarela. O estilo arquitetônico da igreja é uma transição do românico para gótico. Em 1960, um museu arqueológico foi construído no subterrâneo da igreja, que expõe peças encontradas durante escavações feitas na cidade. 

A St. Dionys possui belíssimos vitais e o órgão também merece destaque. O órgão rococó foi criado em 1754 por Sigismund Haußdörfer, que com cerca de 6550 tubos, é o segundo maior órgão de Württemberg.

 O órgão.

 

Antiga Prefeitura

 RathausPlatz.

O maravilhoso prédio da antiga prefeitura de Esslingen tem mais de 600 anos. Foi construído em 1422 como casa de imposto. Hoje abriga o cartório e é o local onde o conselho da cidade tem suas reuniões.

O relógio na torre é o mais antigo em funcionamento na Alemanha. Nos seguintes horários, os sinos da torre tocam: 8:00, 12:00, 15:00, 18:00 e 19:30h.

Na frente do prédio da prefeitura ficava a Praça do Mercado original, que funcionava desde a fundação da cidade. Atualmente, existe outra praça do mercado, eu já falei dela acima.

 

A casa enxaimel mais antiga da Alemanha

Uma das coisas mais charmosas em Esslingen são suas casas em estilo enxaimel ou “Fachwerkhäuser” como se diz em alemão. Em Esslingen fica a casa enxaimel mais antiga da Alemanha, construída na Idade Média, no ano de 1261! Ela fica na rua Heugasse 3, atrás da Antiga Prefeitura.

A fileira mais antiga de casas em enxaimel na Alemanha é naturalmente um dos pontos turísticos mais importantes de Esslingen. Elas mostram como era constituído um beco medieval. 

Por meio de uma investigação histórica, foi possível comprovar que as outras casas (fora a mais antiga) foram construídas entre 1328 e 1331. Em mais de 600 anos, é claro que os habitantes fizeram reformas. No entanto, as estruturas originais da época da construção foram preservadas, o que revelam a verdadeira idade destas preciosidades. 

As casas quase foram demolidas em 1982 (!!!!!!!) mas no último minuto, percebeu-se o valor histórico delas. 

   As casas são de propriedade privada e infelizmente não podem ser visitadas por dentro.

 

A lenda por trás da Postmichelbrunnen

Endereço: Fischbrunnenstraße 3

A Postmichelbrunnen é uma fonte de água que possui em cima de uma pilastra, a escultura de um cavaleiro tocando um instrumento em forma de chifre. A fonte retrata uma lenda urbana da cidade de Esslingen, que aconteceu em 1491.

Naquele ano, Amandus Marchthaler, um cidadão de Esslingen, foi roubado e assassinado. O autor do crime não tinha sido identificado. Como o morto era solteiro, os bens foram herdados pelo seu sobrinho. Dois anos depois, um mensageiro chamado Michel Banhard descobriu um anel perto do local do crime. O anel pertencia a vítima e ele colocou-o no dedo para depois entregá-lo ao escritório responsável como um bem perdido. Mas antes disso acontecer, o anel foi reconhecido e o mensageiro foi acusado do crime e preso. Para escapar da terrível tortura antes da morte, ele confessou o crime na presença de todos, mesmo sendo inocente. Como desejo final, pediu para ir até o local da execução montado em seu cavalo e tocar um instrumento de sopro em formato de chifre. Seu pedido foi atendido. Então, em frente à casa do sobrinho da vítima, ele tocou o chifre, acusando-o de não defendê-lo durante o julgamento. Antes de ser decapitado, ele disse ao carrasco que o verdadeiro assassino não tinha sido ele. Logo após a decapitação, ouviu-se um barulho de cascos de cavalo e o som do chifre tocando na estrada que levava a Stuttgart. Da mesma forma, na noite seguinte de São Miguel, sons de chifres soaram tanto no pátio do sobrinho da vítima quanto em frente à casa do carrasco em Stuttgart, e um cavaleiro que carregava a cabeça debaixo do braço, foi visto em ambos os lugares. Esta aparição repetia-se todos os anos na Noite de São Miguel, mesmo depois do sobrinho do homem assassinado ter deixado Esslingen para escapar da assombração. Ele retornou à cidade décadas depois, e só então confessou em seu leito de morte que ele mesmo havia atacado e assassinado seu tio.

 

Ponte Innere Brücke e Maille Park

 Foto: Eisele Romana.

A Innere Brücke é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Esslingen. Desde o século 16, a ponte tem sido ocupada por casas e edifícios comerciais, o que faz lembrar da ponte Vecchio em Florença na Itália

A ponte cruza dois braços do rio Neckar (o canal Wehrneckar e o canal Roßneckar), bem como a ilha no meio.

A Innere Brücke é a segunda ponte de pedra mais antiga da Alemanha. Foi construída há mais de 750 anos. **A ponte mais antiga da Alemanha fica em Trier sobre o Rio Mosela.

Innere Brücke ligava a rota de comércio que começava na Itália e funcionou via Ulm através de Esslingen até o rio Reno. Por mais de 200 anos, essa ponte permaneceu sendo a única ponte de pedra na região central do Neckar.

O edifício mais antigo é a Capela de São Nicolau de 1300, os edifícios residenciais e comerciais datam do século 16.

 Tem tanta casa que nem parece que estamos em cima de uma ponte!

 

O Parque Maille

De cima da ponte, a gente vê o Maille Park. Ele era a planície de inundação original, que mais tarde se tornou um relaxante e verde parque. Essa é uma área pública planejada desde o século 16. Naquela época, parques públicos não eram comuns, o que tornava o parque Maille bastante especial.

O Maille é um parque relativamente pequeno, mas é um lugar bem agradável para uma breve pausa de descanso.

 

Pliensau Straße e Pliensauturm

Saindo da ponte Innere Brücke, a gente caminha pela rua Pliensau Straße até chegar na torre Pliensauturm. A rua Pliensau é uma rua de pedestres e cheia de comércios e lojas. É muito agradável caminhar por ela. 

 A construção que se destaca é o belíssimo prédio da cafeteria Villa Berg Kaffee Haus.

 

A Torre Pliensau

A torre Pliensau é outro marco importante de Esslingen. Foi construída no século 13 e fazia parte da fortificação que cercava e protegia a cidade. Ao longo dos séculos, muita coisa mudou na paisagem ao redor da torre. Antigamente, ela protegia dos ataques que vinham pelo rio Neckar, mas hoje fica na beira dos trilhos dos trens que passam pela estação central de Esslingen. 

No século 19, algumas torres ao redor foram demolidas. Porém, a Pliensau resistiu ao tempo. Em 1925, ela foi incluída no Registro Nacional de Monumentos Arquitetônicos.

 

Burg de Esslingen

GRÁTIS!

No alto da colina fica o forte conhecido por “Esslinger Burg”. Construído no século 13, ele serviu para vigiar a cidade no período medieval. No burg ainda podemos ver parte da muralha que protegia a cidade contra invasores. A gente pode caminhar por ela e curtir a vista do alto da cidade. Se prepare porque tem muitos degraus! Mas a vista compensa!

Dá para chegar lá de escada (subindo pela muralha), ou de carro. No burg tem um restaurante.

Dica: Suba no momento do pôr-do-sol.

 A vista da cidade.

 

 Imagem: Freepik.

 

 

Leia também:

Stuttgart e seus Pontos Turísticos

Perto daqui: Grabkapelle, o Mausoléu de Württemberg

Perto daqui: Palácio de Ludwigsburg, o maior palácio barroco da Alemanha

Veja outras Cidades e Passeios pela Alemanha

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.