Girassóis da Provence
Não posso deixar de dizer que na Provence não há somente lavandas. Tem também os Girassóis! Plantações e mais plantações dessa exuberante flor. Do girassol se tira o óleo de cozinha e as sementes também são muito usadas na alimentação.
A estrada fica linda! Plantação de lavanda de um lado e de girassol do outro.
Olha o tamanho desses! São maiores que eu!
CURIOSIDADE: A gente pensa que o girassol é uma flor q sempre fica voltada p o sol, mas não é verdade! O crescimento do caule do girassol responde à ação da luz somente quando ele é bem novinho. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol (perpendicular! Nunca voltado para ele!!!).
A ação do hormônio do crescimento portanto interfere no comportamento do caule da planta somente quando ela está pequena. Na presença dos raios solares, a auxina presente nas células muda para a parte não iluminada das plantas, como se fugisse da luz. Essa migração hormonal acaba fazendo com que a flor gire na direção do Sol (perpendicular! Nunca de cabeça "para cima"!). Depois que acaba a luz, esse efeito cessa e o girassol volta para sua posição original.
Quando o girassol já está grande, esse movimento não acontece mais. Então a planta permanece sempre virada para o Leste, independente da posição do sol durante o dia.
Os maiores campos de girassóis que eu vi ficam perto de Valensole. Mas na verdade, campos menores ficam espalhados por todo sul da França. Eu visitei a Provence apenas no verão, então posso afirmar que os girassóis florescem nessa época, entre Junho e Agosto.
Campos de Lavandas
Claro que o que deixa a Provence famosa mesmo são os Campos de Lavandas!
Para ler tudo sobre os Campos de Lavandas da Provence clique AQUI
Leia também:
Ana Cassiano
Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.