Grabkapelle auf dem Württemberg Stuttgart

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

 

Eu e meu filho estivemos no Mausoléu de Württemberg, que é uma capela funerária histórica localizada no alto de uma colina acima do vale do rio Neckar. A capela fica em Rotenberg, à 12 quilômetros do centro de Stuttgart na Alemanha.

 Foto: Ingolf Pompe.

É um ponto turístico muito visitado, e atrai cerca de 40 mil pessoas por ano. A visita ao local é GRÁTIS! Só paga para visitar a cripta, mas é baratinho. Fica aberto de abril a novembro. 

A vista lá do alto é linda. Dá pra ver Stuttgart lá embaixo e os belos morros ao redor cobertos pelos vinhedos da região.

A capela foi construída entre 1820 e 1824 a mando do rei Wilhelm I para abrigar o túmulo de sua esposa, a rainha Catherine Pawewna da Rússia, após sua morte inesperada. Catherine morreu em 1819 de pneumonia com 30 anos de idade. O casamento durou apenas 3 anos.

                      O rei Wilhelm I e sua esposa Catherine.

 

O rei escolheu o local simbólico da antiga casa ancestral dos Duques de Württemberg para construir o memorial, porque era também um dos lugares favoritos de sua falecida esposa. Ele mandou demolir o Castelo de Württemberg e anunciou um concurso para a construção da capela. 

O projeto escolhido foi o do arquiteto da corte, Giovanni Salucci. A capela funerária de Württemberg é um dos exemplos mais destacados da arquitetura clássica na região de Stuttgart. Sob a influência do antigo Panteão de Roma, Giovanni Salucci criou um edifício circular feito de arenito local com três pórticos de colunas e escadas externas. 

DIE LIEBE HÖRET NIMMER AUF (O amor nunca para): A inscrição acima da entrada principal é uma promessa que o rei Wilhelm I cumpriu com a construção da capela para a esposa. Na verdade, a inscrição vem dos Cânticos de Amor de Paulo de Tarso (capítulo 13 Coríntios 1) e é considerado um hino sobre o amor.

Onde o amor nunca acaba: A capela funerária em Württemberg é provavelmente o edifício mais romântico de Stuttgart. Os moradores também o chamam carinhosamente de "Swabian Taj Mahal".

 Entrada da frente.

  Entrada lateral.

 

O interior da capela é abobadado, todo branco, estruturado por colunas e adornado com estátuas dos quatro evangelistas. Como a rainha Catherine era russa, a capela segue o estilo de uma igreja ortodoxa. 

Abaixo da capela, no subsolo, fica a Cripta, onde está o túmulo de Catherine, feito do melhor mármore de Carrara. Na verdade, hoje a família inteira está sepultada lá, tanto o rei Wilhelm I quanto sua filha, Marie Friederike Charlotte de Württemberg.

Abaixo da capela há uma casa também projetada por Salucci, que serviu de residência para o padre ortodoxo russo. Juntamente com dois cantores, o padre deveria cantar e orar pela salvação da falecida rainha todos os dias na época.

 

Como Chegar

Saindo de Stuttgart, é super rápido e fácil de chegar. Dá para ir de carro ou de transporte público. O mausoléu fica em Rotenberg, um bairro à 12 quilômetros do centro de Stuttgart. Chegando na pracinha de Rotenberg, desça do ônibus, ou estacione o carro. Siga a pé por 200 metros pela rua Württembergstraße, e você chegará no Mausoléu → Endereço: Württembergstraße 340, 70327 Stuttgart. 

Atenção: No mausoléu não tem cafeteria nem banheiro. Mas fica bem perto do centrinho de Rotenberg. E lá tem restaurantes e cafeterias que podemos usar. Leve com você uma garrafinha de água. E se quiser, compre lanche para comer lá em cima apreciando a vista enquanto descansa.

 O centrinho de Rotenberg, onde descemos do ônibus e onde as pessoas estacionam os carros. Para chegar ao mausoléu, tem que ser à pé.

 

Rotenberg é uma região muito bonita de Stuttgart. Fica em uma colina no vale do rio Neckar. A vista é linda, rodeada por belos morros cobertos de vinhedos. 

Enquanto subimos caminhando pela rua Württembergstraße, a gente vê de perto as parreiras carregadas de uvas. Eu fui no verão, uma maravilha!

 

Leia também:

Stuttgart e seus Pontos Turísticos

Perto daqui: Conheça Esslingen, uma das cidades mais bonitas de Baden-Württemberg

Perto daqui: Palácio de Ludwigsburg, o maior palácio barroco da Alemanha

Outras Cidades e Passeios pela Alemanha

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.